domingo, 24 de junho de 2018

Feira de Marketing 2018




Atividade Única de Avaliação
Aconteceu no dia 18 de junho de 2018 a Feira de Marketing que esse semestre teve como foco refrigerante e a proposta de trazer um concorrente da Coca-Cola.

Os itens apresentados aos alunos no critério de avaliação foram:

01 – Organização do espaço
02 – Participação de todos do grupo
03 – Material promocional (brinde, folheto, etc)
04 – Dois anúncios de tamanho A4
05 – Um comercial de Tv (15 ou 30 segundos)
06 – Decoração do espaço
07 – Ética e respeito com os demais grupos
08 – Degustação
09 – Criatividade
10 – Unidade da campanha


BUBBLE LOVE - A BEBIDA QUE TODO MUNDO AMA. 

O grupo animado o da agência Ímpar. Vieram cheios de ideia e se trata de um grupo criativo. São eles Maria Beatriz M. Fontes, Pedro Henrique Rosis e Marianna Sturn. Trouxeram cartazes, bexigas, filipetas de agradecimento do voto. Fizeram um trabalho muito bom.



Pedro, Maria Beatriz e Marianna
Cativaram os colegas e tiveram uma ótima votação. Os colegas gostaram da animação da equipe e isso contribuiu muito. Tiveram degustação. E trouxeram anúncios, mas, infelizmente, não estavam no formato de anúncios como a gente havia visto em sala de aula - o que perdeu muito o contexto. Não teve a campanha em si. Quando perguntei do comercial. Sim, eles fizeram - obra da Marianna que até cantou.



Acima está o nome do produto. Não existe o anúncio. É apenas a assinatura e slogan. E chamada? E dois anúncios?

Apenas o nome do produto. Legal, mas e o anúncio?

Qual a ideia?



Dos itens apontados na avaliação, conseguiram praticamente tudo. O comercial fugiu um pouco da ideia de unidade. O slogan era bom, mas não acompanhava outras peças. A ideia de um local para tirar foto foi bem legal. Assim como a filipeta de agradecimento. Ótimo!




O publico prestigiou e curtiu a animação. Criticas também ouvi: "esse pessoal está servindo Coca-Cola...Isso não é invenção!" Não tinha embalagem, nem rótulo, - que não pedi, mas que os demais colegas trouxeram. 



Colocaram musica animada e agitou o pedaço. Parabéns ao grupo que fizeram um bom trabalho!


VÉRIS - O SABOR DE CADA ESTAÇÃO



A agência é composta pelas alunas Cintia Pizzo, Carolina Volkers, Gabrielle Ribeiro, Letícia Vialta (que não estava presente) e Sabrina Baraldi

O pessoal também veio animado. As meninas tiveram o cuidado que preparar a bebida para degustação. Tinha embalagem e rótulo. Criaram o refrigerante e decidiram distribuir. Fizeram sucesso. Chamaram atenção. E o panfleto criado para ser distribuído estava lindo. 


A equipe é muito boa. Conseguiram compor o perfil o refrigerante com a cor do TNT e com as bexigas que conseguiram emprestadas do outra equipe. 




O comercial foi idealizado pela Cíntia que fez uma produção muito legal. Infelizmente não tinha qualquer relação com a proposta de quatro estações. Estava mais para um comercial
de energético ou de proposta semelhante - bem feito, criativo e bem humorado, mas e as estações?


Os anúncios que foram feitos na última hora ficaram muito longe de serem anúncios bem feitos. E não tinham qualquer , nem um sinalzinho de relação com as quatro estações que era uma idéia de marketing bem criativa de um refrigerante adaptável para o ano todo. Bom no inverno, verão, outono e primavera - tudo para desbancar a concorrência. Faltou...




PERK A COLA - DRINK BEFORE IT'S TOO LATE

 Perk-a-Cola foi uma sacada original criada por Arthur Kamada, Felipe Rossi, Gustavo Akiti e Vinicius Nery que normalmente trazem (mas não finalizam ótimas ídeias de marketing). O Perk-a-Cola era outro que tinha tudo para rivalizar em alto estilo a concorrência. 



Fizeram a degustação de dois sabores limão e uva e ficou muito bom. O pessoal curtiu. Uma falha GRANDE foi não colocar o nome do produto no seu estande. Perdeu votos porque muita gente achou que se tratava do Vaka Loka que não fez o trabalho (mas daqui a pouco eu comento)



Tiveram o cuidado de fazer embalagem e rótulo. 


De longe era possível avistar a concorrência. Muita gente vinha me perguntar "qual era mesmo aquele grupo ali?" - ou seja - uma falha na comunicação. Muito chato. Sei que se dedicaram na fabricação do produto. O comercial realizado começou bem, mas não fala qual é o produto, não tem slogan, nem título.




Sei do trabalhão que tiveram para fazer o anuncio. O Photoshop deu um banho na galera, mas ficaram ótimos quanto à produção. Mas o que é "Drink before it's too late" o título ou o slogan. Se for um título , ele não se repete numa campanha publicitária. Se for u slogan ele está mal posicionado. 




FRESH POWER - #VEM HEXA



O objetivo do trabalho foi totalmente cumprido. A equipe que já realizou outros trabalhos criativos continuaram na mesma "vibe" e criaram sem esquecer de nada o "Fresh Power". São eles: Matheus Vono, Lucas Moura, Ricardo Longarço e Rodrigo Nunes.  


Cuidaram dos detalhes. Trouxeram a camiseta do Brasil. Fizerem um refrigerante com um que de "energetico" e mantiveram a linha de unidade de campanha. Ou seja Copa do Mundo e a vontade geral de ser "hexa". Foi elogiado pelos professores. 

Todos os anúncios se relacionavam e tinham a ver com o comercial. 



Tiveram uma preocupação que somente profissionais dessa área tem: colocaram a assinatura da agência nos anúncios. 



Montaram o estande de acordo. As cores chamativas ajudaram muito.




Ter o nome Fresh Power em destaque ajudou a identificação. 

Fizeram embalagem e rótulo. Utilizaram os copos para improvisar uma dinâmica e trouxeram equipamento para visualização do comercial. 






VAKA LOKA

Quem ficou louco não foi a Vaka, fui eu.
Os alunos não realizaram a atividade. 


Já vi grupos que se esqueceram da data do trabalho (não foi o caso pois foram avisados - ou melhor, foram lembrados - no final de semana) e se viraram nos 30 pra não deixar passar a atividade em branco. Desenharam na hora, pegaram bexigas dos colegas, criaram , sambaram, podem não ter realizado "aquele" trabalho, mas não desistiram. Tinham uma hora para improvisar. Iria ficar bom? Não sei, mas se mostrariam empreendedores e sérios - o que sempre foram nas outras aulas.
Pena, pois são ótimos alunos. 



RESULTADO


O resultado me surpreendeu, Não que o grupo vencedor não seja merecedor, mas normalmente o que é mais votado é o aluno que recebe PA nessa atividade. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário