terça-feira, 16 de junho de 2015

Feira de Sorvete Emilie 2015

Prof. Rita (eletiva de RI) . Prof. Rosana (Psicologia), eu e Prof. Zenir (Gastronomia)
Os professores e os alunos das demais eletivas comentaram que esse ano estava muito difícil selecionar o melhor grupo e isso foi uma grande verdade.



Houve um capricho muito grande na montagem dos estandes e as ideias eram muito originais. Os alunos da eletiva de Propaganda & Marketing se dedicaram de verdade na realização do trabalho final da matéria e, uma coisinha faltando aqui, outra ali, de um modo geral, foram muito bem. De um modo geral, os grupos que cumpriram com todos os itens foram o Bikini, o Nerduniverse e o Saveur.

 

 

SORVETES

 

"Vitaminado": uma boa ideia de marketing

 
 
Ficou um pouco bagunçado, mas o grupo conseguiu chamar atenção. Inclusive, foram elogiados quanto à explicação. Animados, os rapazes deixaram o canto da sala colorido, trouxeram cartazes e um sorvete. A proposta do grupo foi a criação de um sorvete que faz bem a saúde por ser vitaminado e um plus: não engorda, ou seja, o fator marketing funcionou. Era algo mais do que um "simples sorvete" e atendia à necessidade do consumidor (quem não quer um sorvete assim?).
 
 
 A ideia meio doida do Davi Gominho de fazer uma tatuagem propaganda, além de estar na moda (a companhia Air New Zealand paga para pessoas dispostas a tatuar temporariamente o nome na empresa no corpo) foi uma sacada pertinente. Afinal, ele mostrava o muque para reforçar a promessa "vitaminada" do produto. Muito legal!
 
 
 
 Slogan: o sorvete amigo do seu corpo.
 


Quantos ao material solicitado, faltou um tanto: os anúncios foram entregues mas a solicitação era de dois anúncios diferentes. E nesses anúncios, era muito importante deixar claro o que era "título" e o que era "slogan".
 
 
O anúncio apareceu, mas foi um só, um tanto confuso ao "o que era o que". O texto de apresentação foi bom mas não podemos chamar de título. O slogan ficou de acordo: "o sorvete amigo do seu corpo". Os cartazes precisavam de maior capricho. Não teve embalagem. Nem comercial de TV...Ops!
  

 

"GeloGelado" um logotipo moderno e pertinente

 
 
Camila Santos e o logo "moderno", segundo sua definição.
 

O trabalho foi bom, mas o que me chamou atenção nesse sorvete (pelo menos na primeira impressão) foi o logotipo e nome. "Gelo Gelado" parece sem cabimento, mas é gostoso de falar, rima e fica na cabeça. O logotipo foi tão "redondinho" (ou "redondinhos") que o grupo usou a mesma identidade visual do logo para a decoração do estande. Então, não tinha por onde, quem via de longe o TNT azul com bolinhas coloridas sabia que se tratava do "Gelo Gelado". Alguns alunos, inclusive,  quando perguntei qual estande chamava mais atenção, indicavam o "Gelo Gelado" : ponto para equipe do Gelo.
 
 
Todo o estande estava no capricho. Até as cores das toalhas sobre a mesa. A Camila Santos se preocupou em dar explicações (inclusive pra mim) de como era a dinâmica de tomar o sorvete (em determinada estação do ano era assim, na outra era assado), ou seja, criou um diferencial na criação do produto.
 
E descrevia esse passo a passo muito bem a quem chegasse próximo ao seu estande.
 
 
A apresentação do sorvete nos potinhos estava charmosa e colorida como as bolinhas do estande. Até aí, portanto, excelente.

 
A encrenca começa quanto ao material solicitado no trabalho: onde estavam os anúncios e o comercial de TV????  Começou muito bom com um logotipo muito de acordo, mas não concluiu o que tinha sido pedido (e olha que o grupo é bom e criativo...Mas, cadê?)

 

 

"Narval": um sorvete com uma proposta ambiental



A equipe começou muito bem com a proposta ambiental do sorvete -  tome o sorvete e salve as baleias que estão em extinção: uma ideia mercadológica excelente. Num momento em que se discute gestão ambiental, preservação de espécies em extinção, criar um sorvete assim que reserva parte de sua arrecadação para uma causa ecológica sensibiliza a galera. Genial! O nome curioso (eu não sabia do que se tratava) vira uma faca de dois gumes: se por um lado desperta curiosidade, por outro fala menos do que se trata. Mas essa ideia ecológica perdoa esse impasse.
 
 
O grupo foi cuidadoso em relação à montagem e criativo ao incentivar uma brincadeira com direito a prêmios. Se atirasse uma bolinha, ganhava um caixa de bombom. Era isso? Ninguém me convidou para jogar ou provar o sorvete. (triste....).
 
 
 
Quanto às solicitações do trabalho...Outro grupo que deixa a desejar. Embora a proposta seja criativa, o grupo talentoso e o esforço para decorar o estande de modo adequado, lá vai a pergunta que não quer calar: Onde estão as peças solicitadas? Faltou anúncio, faltou comercial, faltou a embalagem...
 
 
O Fernando me mostrou o logotipo. Ficou bom, mas a oportunidade de usar verde (ecológico) e azul (do mar)...Era como se o logo estivesse quase pedindo...O logo apresentado: preto e branco.
 
 
Vamos considerar que a Thayna fez uma defesa de que a proposta da criação do sorvete era a simplicidade (algo de acordo com uma postura de respeito ambiental). Mesmo assim, faltou coisa, né gente! O grupo foi muito bem votado.


 
 

Bikini: duas peças e um sucesso completo

 

 
Dá pra perceber o que grupo estava extremamente organizado. Chegaram com tudo pronto, aliás, prontíssimo. O logo muito simpático gerou o clima "vintage" das peças, um que anos 60 e tudo muito de acordo: as meninas com laço na cabeça, rosa, azul e branco na roupa combinando cada detalhe.

 
Fazer um "vale-sorvete" foi uma proposta pra lá de original. Ninguém nunca pensou nisso e a ideia conquistou muita gente. Aliás, o sorvete surtiu o mesmo efeito. Todo mundo apontava como um dos mais, se não o mais gostoso. (fui convidado a provar e adorei)
 

 
Detalhes e mais detalhes que compõem uma campanha de sucesso. Sabe aquele conceito de "unidade de campanha" que a gente falou em sala de aula? Que uma peça, um anúncio, por exemplo, deve ter relação com o comercial? Tudo estava dentro dessa proposta. Foi também muito votado pelos colegas que reconheceram o esforço.

 
O anúncio estava um charme. Eram dois diferentes, com excelente definição de título e slogan. E que promessa tinha esse slogan...O sorvete que não engorda. E eu pergunto: já está à venda?

 
 

 

Romeu & Julieta: sorvete com cara de Brasil

 
 
 
 
O grupo é normalmente criativo. São interessados e realizam bem as atividades em sala de aula. Devo confessar que o que mais me conquistou dessa vez no trabalho foi o sorvete. Estava muito gostoso e muita gente elogiou (mesmo assim o grupo não conseguiu muitos votos). Embora bem dispostos, faltou muita coisa do que foi solicitado no trabalho.

 
Uma parte disso foi mero azar: o vídeo não funcionou e o comercial que fizeram não rolou. Improvisaram no computador um "Romeu e Julieta" para constar. Mas os anúncios? Legal que tenham o cartaz, mas faltou o solicitado no trabalho.
 
 
 
Gentilmente insistiram para que provasse o sorvete e iria me arrepender se não tivesse cedido ao convite.

 
Quanto ao comercial estou esperando...
 
 

Saveur: difícil de falar, gostoso de provar


 
 
 
Em sala de aula são extremamente atentos e a consequência disso não poderia ser diferente: fizeram tudo em todos os detalhes. A embalagem de copinhos pintados à mão foi um charme só. O TNT solicitado pela Beatriz, só não chegou por culpa minha. Ela havia pedido com antecedência. Não teve problema - fizeram tudo muito certinho. Lucas de vermelho contrastava com as meninas de calças coloridas e camisetas preta uniforme que virou a marca registrada do Saveur: nome difícil, escolhido de última hora (mas bem melhor do que tipo que era a proposta original)

 
Além da variedade de sorvetes, o Lucas apresentou em "rafi" a ideia de anúncios do grupo e os dois anúncios eram bem criativos e uma proposta bem interessante (cara da equipe). O comercial estava rodando mas ainda não chegou nas minhas maõs.


 
Animadíssimos chamaram a atenção da galera que votou bem na equipe.


 
Trouxeram caldas, granulado e gentilmente queriam que eu provasse o sorvete. Satisfeito, atendi ao convite.
 
 
 

NerdUniverse: uma proposta divertida, num sorvete gostoso

 
 
 
 
 
O grupo veio bem preparado e trouxe uma proposta bem legal. Você fala qual o seu personagem predileto e ele surge pra você em forma de sorvete (Hulk, pistache; Homem-Aranha, morango e assim por diante...). Será que tem alguém que não iria gostar dessa ideia? Principalmente crianças e jovens que curtem game e HQ.
 
O estande estava com cartazes dos personagens Thor , Hulk e os anúncios remetiam a personagens também (lembra daquela história de unidade de campanha? ) Estava tudo de acordo até mesmo a vestimenta colorida do pessoal. Excelente!
 
 
 
 
Os ancios, embora criativos, se perderam na ideia de mostrar título e slogan - uma solicitação do trabalho. A Marcelly fez uma poesia diferente para marcar o momento e algo dela poderia ser emprestada para slogan da campanha.


 
Outra coisa marcante no grupo foi a criação da embalagem, um potinho muito simpático (foi o mock-up mais profissional das agências). O sorvete era gostoso e o Caio me ofereceu a degustação. Gostei muito!


 
Figurinhas do personagens enfeitavam a mesa e chamavam atenção de quem visitou a feira. Parabéns galera! Espero o filme que, aliás, tem um slogan bem interessante (ele poderia estar nos anúncios) : o sorvete que salva sua vida (e a sua fome)

 

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