A aula aconteceu há umas duas semanas, mas ainda ficou a delicia e o prazer de fazer docinhos decorados. Na aula teve cup-cakes, cake pops, docinhos de leite, balas de coco e brigadeiros confeitados. A Silvana foi a orientadora e repasso o que ela me pediu para escrever.
Dá pra fazer uma mesa bonita com poucos recursos e muita criatividade:
Receitas legais e de baixo custo:
BRIGADEIRO BRANCO MOLDÁVEL PRÁTICO
(“BOLACHINHAS” DE DOCE DE LEITE E “DOCINHOS MODELADOS”)
INGREDIENTES
2 latas de leite condensado
4 xícaras de chá de leite em pó integral (1 lata de leite ninho)
aproximadamente 4 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro (aprox. 1 kg)
glacê real ou chocolate branco para decorar
corantes alimentícios
MODO DE FAZER
Dica: divida os ingredientes em 4 partes iguais. Fica mais fácil de fazer a massa e não resseca.
Outra dica é colocar a massa entre 2 sacos plásticos para não grudar no rolo
Coloque 1 xícara de leite em pó em uma vasilha grande. Junte ½ lata de leite condensado e 1xícara de açúcar. Mexa com a colher de pau.
Acrescente o açúcar impalpável aos poucos até formar uma massa maleável.
Quando não for mais possível amasse com as mãos. Se ficar grudando acrescente mais açúcar e leite em pó. Se ficar duro amoleça com leite condensado.
Para fazer “biscoitinhos”: Abra a massa com um rolo com uma espessura de + ou – 0,5 cm. Corte com cortador de biscoitos, deixe secar e enfeite com glacê real. Deixe secar bem novamente e coloque em saquinhos se desejar.
Para fazer “docinhos”: Para colorir a massa coloque corante em pequenas porções e amasse bem. Aguarde uns 15 minutos para fazer os docinhos, pois ficará meio grudenta. Abra a massa com um rolo com uma espessura que desejar (de + ou – 2 cm, para as estrelas e margaridinhas). Corte com cortador de biscoitos pequenos em forma de flor, estrela ou outra que desejar, ou molde bichinhos, flores, etc. Ou então molde manualmente doce a doce. Coloque em forminhas para docinhos.
GLACÊ REAL
Ingredientes:
1 clara de ovo
250 g de açúcar de confeiteiro (passar em peneira fina 2 ou 3 vezes)
1 colher de chá de suco de limão, coado
corante em pasta na cor desejada
Modo de fazer:
Misturar em uma tigela a clara e o açúcar. Adicionar o suco de limão coado e bater na batedeira por aproximadamente 10 minutos, até que fique bem consistente (também pode ser batido manualmente). A medida do açúcar é aproximada, pois depende do tamanho da clara. O ponto do glacê só se aprende na prática. Se ele está muito mole, tem um aspecto abrilhantado e a decoração não sai bem feita. Neste caso deve-se acrescentar um pouco mais de açúcar peneirado.
Se, ao contrário, o glacê está muito duro e dificulta o trabalho de confeitar, pode ser amolecido com um pouco de clara de ovo ou suco de limão. Não esquecer que o glacê deve ser batido novamente na hora de ser usado. É imprescindível tapar a tigela com uma toalha ou pano úmido enquanto se trabalha, para evitar que o glacê seque.
Divida em porções e acrescente corante
Coloque em saquinhos e corte o bico.
Decore as bolachas.
Para guardar o glacê, usar frasco de vidro com tampa ou recipiente plásticos que fechem hermeticamente. Pode ser guardado já tingido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário